
A administração do tempo vem sendo um tema de alta relevância pois, no mundo acelerado em que vivemos, estamos sempre apressados com muitas atividades e nem sempre alcançando o que queremos, sendo assim o tempo é um bem precioso e precisamos usá-lo com sabedoria.
Assim como as organizações, as pessoas também podem e devem se beneficiar de ferramentas de gestão do tempo e alcançar melhores resultados já que o tempo é irreversível, isto é não podemos o ter de volta.
O monitoramento diário de tarefas e compromissos, por exemplo pode ser uma ferramenta importante feita no final ou no início do dia seguinte, consiste em verificar como as ações diárias estão sendo desempenhadas, para se fazer possíveis correções, o direcionamento de energia e atenção para as atividades mais importantes e que tenham a ver com os nossos objetivos.
O modo como utilizamos o nosso tempo exige a melhoria de hábitos, comportamentos e o foco na execução de atividades importantes são ações necessárias que exigem decisão, disposição e disciplina individual.
A maioria das pessoas não percebe que perde tempo, mas perde, temos que observar para onde o nosso tempo está indo, os chamados “ladrões do tempo”: mídias sociais, procrastinar, ter muitas atividades para fazer, assistir muita televisão.
A gestão do tempo consiste em fazer uma série de escolhas uma vez que ele se refere a quantidade de tempo que levamos para executar cada tarefa do dia, requer a definição de prioridades, resultando em uma redução da tensão, da ansiedade, um aumento da confiança e da autoestima, contribuindo ainda em conseguir ter um tempinho para o lazer, fundamental na qualidade de vida, do nosso corpo e da nossa mente, que também precisa de cuidados para mantê-la saudável.