
Na sociedade atual as pessoas precisam estar constantemente felizes e há uma necessidade de estar bem o tempo todo: sorrindo, feliz, produzindo, entretanto isto não é a realidade, tem os momentos de tristeza, de mudanças e perdas, são situações desagradáveis e fazem parte da nossa vida. É comum ao lidar com situações como esta e ficarmos tristes, angustiados e assustados mas não necessariamente tem a ver com depressão.
Depressão não é só tristeza ou sinal de fraqueza, é considerada uma doença psíquica e afeta todas as faixas etárias. Suas causas são variadas, classificada pelos quadros de grau leve, moderado e grave. Quando a pessoa está deprimida várias áreas da sua vida são afetadas não só o humor.
O seu desenvolvimento ocorre de maneira particular, caracteriza-se por uma multiplicidade de sintomas: desânimo, tristeza, apatia, angústia, insônia ou dormir demais, fadiga, perda ou aumento de apetite, irritabilidade, ansiedade, pessimismo, ruminações, déficit de atenção e de concentração, dificuldade de tomar decisões, a pessoa sente que não tem razão para viver, esgotamento de energia, auto crítica forte, entre outros.
Ao cuidar de uma a pessoa com quadro depressivo é importante muito acolhimento; conversar; propor ajuda ativa (lavar uma louça, arrumar a casa para a pessoa, por exemplo); estar próximo, sem julgamentos ou tentar dar soluções rápidas e paciência.
Se você está sozinho (a), tente criar forças e procure ajuda profissional, pois você está neste momento vivenciando isto, é um momento difícil mas você vai conseguir lidar.
Muitas vezes, o tratamento psicoterápico é o suficiente mas em alguns casos será necessário o tratamento medicamentoso também.
Tenha calma e entendimento de que o processo leva algum tempo para melhorar.
Material informativo:
Youtube – Vídeo criado pela Organizacao Mundial de Saude (OMS) Brasil 2017 (Legendado) EU TINHA UM CACHORRO PRETO, SEU NOME ERA DEPRESSÃO
Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=dFKsN9J0hTM. Acesso em 19 de agosto de 2020.
Youtube – Didatcs – 10 COISAS QUE A DEPRESSÃO NOS LEVA A FAZER. Disponível: https://youtu.be/k9R5Di_8GWQ . Acesso: 19 de agosto de 2020.